top of page

Morre Ary Sherlock, um dos pioneiros da TV brasileira...

Foto do escritor: Paulo César CândidoPaulo César Cândido

Atualizado em 03/02/2025 - 13:25h


Morreu hoje pela madrugada o já inesquecível Ary Sherlock, o teatro cearense perdeu um de seus maiores ícones: Ary Sherlock. O renomado ator, dramaturgo e pioneiro da televisão no Ceará deixa um legado inestimável para as artes cênicas e a cultura nordestina.




Nascido em Sobral, Ary Sherlock dedicou mais de seis décadas de sua vida ao teatro, encantando plateias com sua versatilidade e talento inquestionáveis. Além dos palcos, sua atuação na TV Ceará dos Diários Associados marcou época, consolidando-o como um dos pilares da dramaturgia no estado. Sua paixão pela arte ia além da atuação, envolvendo-se também na escrita e direção de peças que retratavam a vida e os costumes do povo nordestino.


Há poucos anos atrás, Ary Sherlock continuava ativo, levando espetáculos como Coisas – Palavras e Canções e Ary Sherlock In Concert para diversas cidades, emocionando o público com sua poesia e interpretação única. Sua participação em Cine Holliúdy, filme que celebrou a cultura popular do interior do Ceará, também reforçou sua importância no cenário audiovisual brasileiro.


O legado de Ary Sherlock permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de assistir às suas performances e se encantar com seu talento. Eu mesmo, tenho orgulho de ter sido um ator que fez parte da geração de Ary Sherlock e ter atuado durante muitos anos ao seu lado em o O Mártir do Gólgota, com a Comédia Cearense, cujo personagem de Ary sempre foi marcante. Sua contribuição para a cultura cearense é imensurável, e seu nome será sempre lembrado como um dos grandes mestres da arte teatral no Brasil.


Com imensa tristeza, o Presidente do Grupo Teatral Comédia Cearense, Hiroldo Serra, lamenta profundamente o falecimento de Ary Sherlock, grande ícone do teatro cearense e uma figura fundamental para a cultura local. "A arte de Ary, que marcou gerações com sua paixão e dedicação ao palco, será sempre lembrada com carinho e respeito. A Comédia Cearense, em nome de todos os seus membros, se solidariza com a família e amigos neste momento de dor, e presta homenagem a esse grande mestre, cuja contribuição será eterna na história do teatro no Ceará. Ary Sherlock deixa um legado que continuará vivo nas memórias e nas obras que ele deixou para o futuro", finaliza Hiroldo.


Diversos atores, atrizes e artistas locais e nacionais, no momento, homenageiam Ary Sherlock, tais como Deugiolino Lucas que disse em suas redes sociais "o falecimento aos 95 anos do nosso querido e amado Ary Sherlock - O hábil, talentoso e genial interprete de tantos personagens memoráveis. Ele não foi apenas um grande ator, foi um artista plural, um homem que mexeu com todas as linguagens do universo da comunicação do Teatro, Rádio, Cinema e Televisão. Um grande amigo, uma super figura de grande personalidade. Fez História e Estória. Deixou um grande legado para o estado do Ceará, o Brasil e o Mundo. Pois, ele era um Mundo de conhecimento e de paixão por esta missão que a vida presenteou. Ficará inesquecível na nossa memória. Já estar em órbita lá no alto brilhando com outras grandes estrelas, o autentico sobralense de SOBRAL da cabeça, barriga, perna e pé, o homem dos sete instrumentos e de uma cordialidade infinita....."


Djacyr de Sousa diz que Ary Sherlock com "aquela voz firme e sempre solícito, fez a alegria do povo seja nas telenovelas educativas como no Teatro." O ator Sidney Malveira diz: "Viva Ary Sherlock! Faz agora seu voo para a morada espiritual. Gratidão Ary pelo convívio, amizade e aprendizado. Um ator que declamava como ninguém...Um gigante em cena! Tive o privilégio de trabalhar e frequentar a casa desse grande artista culto e generoso. Seus dois últimos trabalhos de teatro passaram por minha mãos. Em 2008, "Coisas, Palavras e Canções" com minha produção e supervisão de direção, Ary percorreu muitos palcos. Em 2012, estreamos "Na Corda Bamba" onde dividi o palco como ator em cenas memoráveis. Na época com seus 82 anos, mostrava que não há limites para exercer o seu oficio. Um orgulho e alegria que marca nossa trajetória. Vai brilhar agora em outros palcos, GRATIDÃO Ary Sherlock!"


Lana Soraya, atriz e jornalista diz: "Ary Sherlock: amigo e mestre. Há pessoas que passam por nossas vidas como ventos ligeiros, deixando apenas rastros passageiros. E há aquelas que se tornam parte da nossa própria história, entrelaçando seus passos aos nossos de forma indelével. Ary Sherlock foi assim para mim: amigo, mestre, companheiro de cena e de vida. Foi ao lado dele que dei meus primeiros passos na televisão, aprendendo com seu talento e sua paixão pela arte. No dia do meu casamento, ele assumiu um papel que nunca esquecerei: com palavras cheias de emoção, representou meu pai em um discurso que ainda ressoa no meu coração. Mais que um amigo, Ary foi família. Acompanhou o crescimento da minha filha, sempre presente, sempre afetuoso.

E quanta grandeza havia nele! Mesmo sendo um mestre, teve a humildade e a generosidade de se deixar dirigir por mim no espetáculo O Fabuloso Catador de Histórias. Como foi especial dividir essa experiência com ele! Agora, Ary segue em outra cena, em outro palco, mas sua presença permanece viva em cada lembrança, em cada ensinamento, em cada gesto de amizade e amor. A saudade é imensa, mas a gratidão por tê-lo em minha vida é ainda maior. Obrigada por tudo, meu amigo! Eterna gratidão! Você é luz! Brilhe, brilhe."


Lúcio Leonn, ator e arte educador fala, "Ary Sherlock, como homem de teatro foi um ator em que na minha geração de intérprete puder comprovar em seu silêncio de artista amabilidade durante os ensaios de peças em que trabalhávamos juntos na Comédia Cearense; ele guardava em si todo o seu legado de experiência teatral, não somente do Ceará; fui alvo de seus ensinamentos quando viu-me no personagem Longuinhos (2001). Personagem que ele já havia interpretado no famoso espetáculo: "O Mártir do Golgota". Acima , de tudo um Ary artista educado e elegante, como o tempo/espaço de seu Teatro, de outrora"


Marcos Fernandes, ator diz: "O Ary Sherlock morou comigo na Residência Universitaria da qual ruivo o primeiro Diretor/Presidente logo que aportei aqui em Fortaleza nos idos de fins de 1958. O Ary encantado com a minha voz convidou-me para ingressar na Rádio e na TV canal 2. Na TV fiz sob sua direção a TC novela Oliver Twist e depois o galã em o Corcunda de Notre Dame e outros trabalhos como ator de televisão. No Teatro trabalhamos juntos na Paixão de Cristo em que eu fazia o personagem Pilatos ele um apóstolo. Depois dessas passagens artísticas o Ary foi trabalhar no Jornal O DIA em Teresina e desta feita teve o ensejo de me entrevistar no aeroporto quando fui como Professor da UFC convidado para ministrar o primeiro Curso sobre Prótese Dental na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, deixa muitas saudades."


Que a a trajetória de Ary Sherlock inspire novas gerações de artistas e que sua história continue a ecoar nos palcos e telas do país e do mundo inteiro, antes de finalizar desejo deixar meu testemunho breve: "Parabéns ao Flávio Sherlock, esse menino (choro no momento) guerreio que cuidou abnegadamente do pai, com dedicação, cuidado, carinho, o verdadeiro amor, eu jamais irei conhecer um cuidador mais excelente do que ele 😭😭😭que esteve ao lado do pai (o melhor e mais bem cuidado idoso da terra) sempre, sempre, sempre, eu vi e estive com eles em diversos momentos! Parabéns Flavio mais uma vez te amo meu amigo!" Descanse em paz, mestre Ary Sherlock.


Da Redação, Comédia Cearense.


Paulo César Cândido - Ator


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

@2024 - Todos os Direitos Reservados Comédia Cearense & Casa da Comédia Cearense - From WWEBDigital

bottom of page